Você sabe como nasce uma tendência? | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Você sabe como nasce uma tendência?

O São Paulo Fashion Week é o evento que acontece no país todos os anos e é responsável por revelar quais serão as principais tendências de moda das estações. Isso todo mundo que trabalha no segmento já sabe, mas o que talvez você não saiba é como nasce uma tendência. 
Essa é uma questão que não costumamos nos questionar. Quando alguma peça ou acessório está em alta, dificilmente buscamos saber quem lançou a tendência.  Porém, essa informação pode te ajudar a destacar a moda do momento ou de uma geração.  Neste artigo, vamos mostrar como nasce uma tendência fashion. Confira!
 

Como nasce uma tendência?

O nascimento de uma tendência é refletida pelo zeitgeist ("espírito do tempo”).  Isso quer dizer um momento que assume o protagonismo, não só a moda, mas também na sociedade. 
A WGSN é uma das maiores agências de previsões de tendências do mundo todo e está sempre presente nos eventos que revelam o que será usado em cada estação. Em uma visita ao Brasil, para participar de uma das edições do São Paulo Fashion Week, Isham Sardouk, vice-presidente da empresa,  revelou que existem profissionais dedicados a encontrar tendências de moda. 

Os coolhunters, ou "caçadores de tendências”, identificam o que as pessoas estão usando e pode virar conquistar cada vez mais usuários não só na moda, mas em outras áreas também. 
 
De acordo com Sardouk, uma série de prognósticos são usados para que os profissionais possam estudar e prever o que vai se popularizar. Para isso, porém, o coolhunter deve ter um olhar apurado, detalhado e ter memória sobre o que aconteceu no passado, o que está acontecendo na atualidade e relacionar os fatos. 
 
 

O especialista afirma que uma série de fatores são importantes para identificar que uma tendência está prestes a nascer. São eles:
Ficar atento aos sinais de comportamento dos usuários;
Avaliar indicadores e fragmentos de peças (como por exemplo um tipo de tecido que está sendo usado);
Ter um olhar apurado, observar e avaliar sempre o comportamento ao redor;
Pesquisar campos do desenvolvimento do design;
Observar o contexto e momento político, bem como movimentos sociais.
 
Além disso, empresas e marcas devem estar atentos para as redes sociais, que têm lançado cada vez mais pessoas como webcelebridades. As roupas que as influenciadoras digitais usam, locais para onde viajam,  ambientes que freqüentam e até seus comportamentos também estão refletindo as tendências de moda e comportamento da população. 
Por isso, é importante acompanhar e estar sempre atento ao que essas pessoas públicas estão lançando. 
 

Lance tendências dentro da sua loja

Como nasce uma tendencia 
 
É claro que observar o mercado vai te ajudar a entender e identificar as tendências de moda, porém mais do que isso, você deve observar o seu público e o que é interessante para ele. Veja algumas formas de chegar até esses dados:
Crie eventos em sua loja e observe o comportamento do público, quais produtos chamam mais atenção, despertam interesse, etc;
Faça pesquisas, converse com seus clientes e identifique os assuntos que mais interessam a eles;
Esteja por dentro do mercado internacional e do que está sendo usado lá fora;
Fique de olho na concorrência, eles também podem lançar tendências.
 
Continue acompanhando os blogs focados em conteúdo de moda, como o blog da Darlook e fique por dentro de tudo que é novidade nesse segmento. Estar bem informado vai te ajudar a descobrir tendências e a vender mais. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário