Roupas encalhadas no estoque: o que fazer com as peças que não vendem? | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Roupas encalhadas no estoque: o que fazer com as peças que não vendem?

Você já teve problemas com roupas encalhadas no estoque da sua loja? Infelizmente essa é uma questão que os gestores precisam resolver com frequência. 
Sempre tem uma peça que acaba não sendo vendida, seja em uma mudança de estação, de coleção ou simplesmente porque não agradou o público. O problema é que roupas encalhadas no estoque são sinal de prejuízo, afinal, houve um investimento naquela peça. Neste artigo, listamos algumas dicas que podem ajudar a resolver essa questão. Acompanhe!

Como eliminar as roupas encalhadas no estoque?

1. Identifique as peças

Faça um levantamento de tudo que não foi vendido em um período. Coloque as peças lado a lado ou, se forem muitas, avalie suas características. Essas informações podem ser consultadas em seu ERP de estoque, se as informações estiverem completas.
É possível que todas as roupas encalhadas no estoque tenham características em comum. Nesse caso, além de criar uma estratégia para vendê-las, você também poderá criar uma restrição para não adquirir mais peças neste mesmo modelo.
 

2. Organize o estoque

Roupas encalhadas no estoque

Uma forma de evitar que roupas encalhadas no estoque é identificar a falta de giro. Isso pode ser feito com organizações periódicas no estoque. Semanalmente, defina um funcionário para acompanhar o giro das peças e identificar as que estão no estoque a mais tempo. 
 
Sua loja recebeu uma coleção nova há 15 dias e a maioria das peças já foram vendidas, sobrando apenas algumas? Esse pode ser um indício do que ficará estocado. Essas peças podem ganhar um destaque em sua loja.
 

3. Exponha os produtos

Roupas encalhadas no estoque

Muitas roupas que ficam encalhadas no estoque não foram devidamente expostas. Por esse motivo, após fazer a organização do estoque, crie uma rotina de sempre expor uma peça diferente na vitrine

4. Faça promoções

Roupas encalhadas no estoque

 As promoções ajudam a girar o estoque e eliminar as roupas encalhadas. Existem diversas opções de promoção e você deve escolher aquela que tem mais relação com a sua loja.
 
 
Alguns gestores criam áreas exclusivas para promoções, que até se tornam conhecidas dos clientes.  Não esqueça de divulgar as promoções e ofertas, isso será fundamental para movimentar as vendas. 
 

5. Estimule os vendedores

Roupas encalhadas no estoque

Uma equipe desmotivada pode ser a causa de tantas roupas encalhadas na loja. Crie programas de incentivo, dê bonificações, benefícios, prêmios etc., que motivem os seus colaboradores a venderem cada vez mais. 
Além de todas as dicas que listamos acima, a oferta de produtos para públicos novos faz de uma peça encalhada algo diferente para um novo cliente. 
Aplique nossas dicas em seu negócio e depois compartilhe sua experiência conosco. 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário

var $_PowerZAP = { defaultCountry: '+55', widget_id: '5813', company: "11083" }; (function(i,s,o,g,r,a,m){ i[r]={context:{id:'c138d11dfc90f3abf984c05cd4cb3bbf'}};a=o;o=s.createElement(o); o.async=1;o.src=g;m=s.getElementsByTagName(a)[0];m.parentNode.insertBefore(o,m); })(window,document,'script','https://w-cdn.huggy.io/widget.min.js?v=7.4.0','pwz');