Quando é certo dar desconto para os clientes? | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Quando é certo dar desconto para os clientes?

Você que é lojista, sabe quando é certo dar desconto para seu cliente? Se der, pode perder dinheiro com isso e se não der, fica com medo de perder o cliente.

E aí fica a dúvida: dar desconto ou não dar?

Saiba que o desconto não pode ser uma forma de conquistar e atrair os clientes. É preciso pensar de forma estratégica quando é certo dar desconto, para que você não perca dinheiro investido. Confira aqui:

Quando não dar descontos?

Antes de saber quando é certo dar desconto para os clientes, saiba quando não dar:

  • Para conquistar novos consumidores;
  • Para ganhar da concorrência;
  • Para premiar a fidelidade dos clientes;
  • Para driblar objeções.

Ao dar descontos por esses motivos citados acima, você deixa de valorizar seu negócio e o relacionamento em longo prazo com os clientes.

E em que situações dar desconto?

Confira aqui em que situações dar desconto para os clientes e deixar ambos os lados satisfeitos:

Para aumentar volume de vendas

Só dê descontos em um volume grande de compras, pois assim você consegue vender uma grande quantidade e recebe um valor maior de uma só vez.

Para vender algo que está encalhado

Não é legal ter um estoque parado na sua loja, ainda mais quando se vende roupas, já que a moda muda constantemente e o que era sucesso de vendas no verão passado, não fará o mesmo sucesso agora.

Ter roupa parada em estoque é sinônimo de investimento parado, ou seja, não há retorno do dinheiro investido. Por isso, faça descontos nos produtos parados e faça o fluxo de caixa girar.

Para fazer com que o cliente volte à sua loja

Use essa estratégia de forma com que o desconto não seja o foco principal no relacionamento com os clientes.

O seu cliente deve querer voltar a comprar na sua loja porque gostou dos produtos e do atendimento.

Mas você pode criar alguns descontos, se dados com moderação, como por exemplo, quando o cliente realizar a primeira compra: dê um desconto ou frete grátis. Não se esqueça de dar um prazo de validade curto para o uso desse desconto.

Outro motivo para que você possa oferecer desconto e fazer com o que o cliente volte à sua loja é em períodos de vendas baixo.

Clique aqui para saber como fidelizar clientes.

quando dar desconto em loja de roupas 

Dê desconto para quem comprar um montante razoável

Para que você consiga aumentar seu faturamento, dê desconto para quem comprar acima de determinado valor, que é quando é certo dar desconto de forma estratégica.

Você na perderá dinheiro dessa forma e sim oferecerá condições especiais para que o cliente gaste mais em sua loja.

E quando é certo dar desconto?

Já falamos aqui em que momentos dar descontos, mas e quando é certo dar descontos?

  • Nunca dê descontos no meio de um atendimento com o cliente. Sua loja perderá credibilidade, já que passará a mensagem de que a loja está cobrando mais do que deveria para conseguir dar um desconto e, além disso, os clientes ficarão mal-acostumados e você não ganhará nada com isso.
  • Dê descontos de forma antecipada e planejada. Divulgue promoções e descontos em redes sociais, por exemplo, e no atendimento, antes de começar a mostrar os produtos para o cliente, o informe dos descontos disponíveis na loja. Dessa forma é possível planejar melhor as finanças da loja.

Saiba mais sobre como controlar as finanças da sua loja clicando aqui.

  • Ofereça desconto para uma próxima compra em épocas de menor movimento para haver fluxo de caixa. Assim, o desconto não será uma regra da sua loja.
  • Dar desconto não é somente abaixar o valor do produto. É possível também oferecer brindes, frete grátis e garantia estendida.

 

Saiba quando é certo dar desconto e garanta a satisfação dos seus clientes e aumente suas vendas!

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