Novos fornecedores: 5 dicas para escolher | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Novos fornecedores: 5 dicas para escolher

O crescimento de uma empresa exige que novos processos e regras sejam implementados. O objetivo é garantir a segurança da loja e oferecer um atendimento cada vez melhor para os clientes. O contato com novos fornecedores também é fundamental para as lojas que querem crescer. 
Neste artigo listamos algumas dicas para te ajudar a escolher novos fornecedores para a sua loja de roupas. Confira!
 

5 dicas para escolher os novos fornecedores para sua loja

1. Como encontrar novos fornecedores

Novos fornecedores: 5 dicas para escolher

Alguns anos atrás era mais difícil encontrar novos fornecedores para lojas. Hoje o cenário mudou. Com a internet, diversas opções podem ser encontradas. Você pode fazer uma pesquisa com o termo "confecção de roupas” ou "roupas de fábrica” junto com o tipo de peça que vende, como infantis, femininas, masculinas, moda íntima, praia, etc. 
Porém, nesse caso você terá que entrar em contato com cada fornecedor, pedir informações, fazer testes etc. Solicite o nome dos clientes do fornecedor e entre em contato para tirar dúvidas sobre o serviço. Além disso, você pode conversar com outros vendedores e pedir indicações.

2. Saiba exatamente o que precisa

Novos fornecedores: 5 dicas para escolher

Toda loja quando busca novos fornecedores tem algo em mente, seja ampliar o público atendido, oferecer tipos diferentes de peças ou entrar em um novo mercado. Ter essa definição será fundamental para guiar a sua busca, pois você poderá elencar quais os critérios necessários para alcançar esse objetivo. 
Nesse sentido, quais pontos os novos fornecedores devem atender? Tenha isso bem definido.
 

3. Compare os preços

Novos fornecedores: 5 dicas para escolher

Depois de montar sua lista com as opções de novos fornecedores solicite uma tabela de preços a cada um deles. Faça uma comparação entre os preços, benefícios e formas de pagamento de cada um deles.
O ideal é criar uma tabela e separar as informações em colunas. Deixe uma coluna livre para inserir as informações sobre a qualidade dos produtos. Esse tópico será importante para a sua decisão final. 
 

4. Solicite amostras ou faça uma pequena compra

Novos fornecedores: 5 dicas para escolher

Alguns fornecedores podem oferecer o envio de um pedaço de tecido ou até uma peça piloto para que você possa avaliar. Caso algum fornecedor não ofereça, pergunte se é possível ou compre uma quantidade mínima de peças para que você possa avaliar a qualidade do material, costura, estampas, zíper, botões, entre outros detalhes. 
Além disso, o ideal é fazer um teste de lavagem. Algumas peças podem desbotar, encolher e perder a qualidade consideravelmente depois de uma ou duas lavagens. É importante se atentar para esse detalhe para evitar reclamações dos clientes. 
 

5. Logística

Novos fornecedores: 5 dicas para escolher 

Como é feita a logística dos fornecedores que já atendem a sua loja? Você busca as peças ou eles entregam para você? Essa informação é muito importante. Converse com os novos fornecedores e verifique quais são as possibilidades de entrega e retirada que eles oferecem. 

Analise as datas e qual a melhor forma para a sua gestão. Esse fluxo não pode atrapalhar outros processos da sua loja. 
Depois de levantar todas as informações que listamos e adicioná-las à sua planilha, conforme recomendamos analise os pontos, benefícios, vantagens e desvantagens de cada fornecedor. Faça uma avaliação de quais são as melhores alternativas para a sua loja.
 
Não esqueça de avaliar o atendimento prestado por cada fornecedor, no longo prazo isso pode ser benéfico ou não para o seu negócio. Você e o seu fornecedor devem ser parceiros!
 
Gostaria de adicionar alguma dica ao nosso conteúdo? Como você escolhe os novos fornecedores da sua loja? Compartilhe sua experiência conosco.

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário