Como precificar as peças de revenda

Pode nem parecer, mas ter dúvidas de como precificar as peças de revenda é algo bastante comum no varejo de moda. Isso porque existem várias formas de se fazer isso e cada uma delas impacta diretamente nos resultados do negócio. Logo, para criar e desenvolver um plano de precificação inteligente é importante se atentar a alguns aspectos como: os custos que se tem com a produção ou aquisição de produtos, despesas fixas e variáveis, a média do mercado, entre outros.
Confira nesse artigo como precificar as peças de revenda para garantir a aceitação do público e gerar excelentes lucros para a sua loja de roupas!
Contabilize os custos e despesas
A forma mais comum de precificar as peças de uma loja é efetuar o levantamento dos custos e despesas do negócio. Esse total encontrado é o que vai determinar o valor mínimo necessário para cobrir os gastos e gerar lucros.
Para isso, considere: os custos de produção ou aquisição com fornecedores, despesas com infraestrutura (aluguel, luz, água, limpeza...), gastos com estratégias de marketing e vendas, campanhas publicitárias, etc.
Ao levantar essas informações financeiras, divida o valor total pela quantidade de peças para definir o custo de cada unidade. Por exemplo, se a sua loja gastou R$ 50 mil e possui um estoque com 2.500 peças, o custo atual é de R$ 20,00 por unidade.
Nesse caso, logicamente, o preço para revenda deve ficar sempre acima desse valor. O ideal é que você consiga ter um lucro médio mensal em torno de 70%, a depender também dos valores trabalhados pelo mercado.
Estudo os preços da concorrência
Outro ponto importante que vai te ajudar a entender como precificar as peças de revenda em sua loja de roupas é pesquisar e estudar os preços trabalhados pelos seus concorrentes.
Para isso, você deve fazer uma avaliação criteriosa do mercado no qual atua, preços praticados, estratégias de venda e de divulgação, novidades e diferenciais oferecidos aos consumidores.
Vale lembrar que o valor deve ser inferior se a sua marca não for conhecida e superior se ela já for consagrada e contar com um número considerável de clientes dispostos a pagar pelo valor agregado (reputação, qualidade, experiência...).
Entender o que o público valoriza nos concorrentes e aquilo que não é tão bom assim, contribui não só para a precificação das peças, mas também para planejar e aplicar estratégias mais efetivas de comunicação e vendas.
Leve em consideração o valor agregado
Como dissemos no tópico anterior, o valor agregado pode ser um diferencial para você aumentar o preço das peças e se manter em uma posição vantajosa em relação a uma boa parcela dos concorrentes.
O valor agregado diz respeito ao reconhecimento da sua marca, como ela é vista pelo público, a experiência vivida pelos clientes, benefícios e facilidades adicionais que a sua loja de roupas oferece, etc. Para as marcas bem posicionadas no mercado, essa se mostra uma excelente forma de precificar os produtos, elevar o faturamento e os lucros, favorecendo o crescimento exponencial do negócio.
Mais uma vez ressaltamos: estude a concorrência e visite outros comércios de moda para poder trabalhar com preços justos, que tragam vantagens tanto para sua loja quanto para o consumidor. Fique esperto!
Gostou de saber como precificar as peças de revenda em sua loja de roupas? Comente aqui se você utiliza outro meio do qual não falamos. Até mais!