Como definir a comissão dos vendedores | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Como definir a comissão dos vendedores

Definir a comissão dos vendedores não é tarefa tão fácil quanto se imagina, principalmente se você ainda pensa nessa questão simplesmente como forma de motivar e estimular os colaboradores. É claro que essa é uma das ferramentas mais importantes de incentivo em uma loja de roupas, mas também é uma excelente oportunidade para você, lojista, alcançar resultados específicos que vão muito além do volume de vendas.
 
Como definir a comissão dos vendedores

O que queremos dizer é que você pode e deve definir a comissão dos vendedores como base no lucro, faturamento, número de vendas realizadas por período ou outros critérios. Isso ainda é recomendado e oferece um excelente retorno, não tenha dúvida.
Inclusive, já demos aqui algumas dicas referentes a isso. Relembre o nosso artigo.  

Mas hoje vamos focar em outras maneiras de definir a comissão dos vendedores de uma loja, certo? Falar sobre estratégias criativas e que fogem um pouco do habitual.

Como definir a comissão dos vendedores da minha loja de roupas?

Comissão por Margem de Lucro 

Digamos que você tenha uma linha de produtos em sua loja de roupas com um preço mais acessível e com baixa margem de lucro. Essas peças certamente são mais fáceis de vender e não exigem muito esforço da equipe, não é mesmo?

Por outro lado, você tem uma linha de produtos um pouco mais cara, mas com uma margem de lucro bem maior. Só que para vender bem tais peças, seus vendedores têm que ralar muito e usar mais argumentos de persuasão.

Se, em ambos os casos, a comissão dos vendedores for a mesma, qual linha de produtos será mais vendida? É óbvio que a primeira. Então, calcular a comissão de acordo com a margem de lucro de cada produto é mais vantajoso para o seu negócio. 

Comissão por superação de meta

Bater a meta não é fácil, imagine superar. Se você tem em sua loja colaboradores de alto desempenho, por que não oferecer uma comissão dos vendedores diferenciada? Algumas lojistas, inclusive, já usam essa modalidade como forma de reter talentos.

Você pode oferecer um bônus extra para aqueles que se destacam dos demais colegas dentro de um período X, em três meses consecutivos, por exemplo. O ideal, nesse caso, é estabelecer um valor fixo que pode ser aumentado ao longo do tempo.

Aplicar comissão por superação de meta pode contribuir para a satisfação dos colaboradores e fazer com que eles tratem melhor seus clientes. Além disso, evita que alguns se acomodem ao bater a meta e simplesmente não se esforcem como antes.

Comissão por desempenho do grupo

Se você tem um time de vendas equilibrado e percebe que todos se esforçam na mesma medida, é interessante pensar em definir a comissão dos vendedores por desempenho do grupo. 

Na comissão global, um percentual X sobre o faturamento mensal da loja é dividido igualmente entre todos. Nesse caso, você vai incentivar a união entre as pessoas e maximizar os esforços em prol de um objetivo comum.

Entretanto, antes de adotar esse tipo de comissão, você precisa avaliar as intenções e o comportamento de seus colaboradores. Por exemplo, alguns vendedores podem fazer corpo mole sabendo que o valor será pago de qualquer jeito, mesmo que apresentem um desempenho inferior em relação aos outros.

Como você pôde ver, definir a comissão dos vendedores depende de muitos fatores, características e objetivos da sua loja. Não existem regras específicas, basta analisar com cuidado cada modalidade e fazer pequenos ajustes sempre que necessário.

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