Aprenda a lidar com um cliente difícil | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Aprenda a lidar com um cliente difícil

Qual lojista ou vendedor de loja não se deparou com um cliente mal-humorado, exigente ao extremo ou questionador? 
 
Sim, isso é bastante comum, mas não pode ser motivo para o profissional se sentir ofendido, raivoso e se deixar se abater.
 
Enfrentar situações delicadas faz parte da rotina de quem trabalha na área de vendas e é fundamental ter jogo de cintura para lidar com um cliente difícil.
 
Aqui vão algumas dicas para você aprender a contornar tais situações e conseguir com tranquilidade revertê-las a seu favor!
 

Saiba ouvir e tenha cuidado ao falar

Na pior das hipóteses, quando o cliente passa dos limites, começa a falar alto e até ofender, é complicado se segurar e não revidar.
 
Mas pare para pensar: imagine você começar a discutir com o cliente no meio da loja e todas as pessoas em volta olhando. Não há nada mais constrangedor, não é mesmo?
 
O ideal é que você tente acalmar os ânimos, respire fundo e conduza a conversa de uma forma amigável. Nessa hora é importante saber ouvir e medir as palavras!
 
Deixe o cliente se expressar e com o tom de voz baixo se posicione de forma profissional, com total domínio da situação.
 
Assim, a tendência é que ele vá se acalmando aos poucos dando lugar ao entendimento. 
 
Não será sempre assim, mas as chances de tudo acabar bem são muito maiores!
 

Não generalize ou leve para o lado pessoal

Nem sempre o descontentamento e reclamações de um cliente são infundados, às vezes ele tem razão de se irritar com a demora no atendimento, por exemplo.
 
Então você deve ter a capacidade de separar as coisas, não generalizar, compreender cada caso e nunca levar para o lado pessoal.
 
Afinal, tem muitos vendedores que se sentem perseguidos e não se dão conta que o problema está com eles, em pequenas atitudes tomadas no dia a dia.
 
Por isso, para lidar com um cliente difícil você deve entender o motivo de insatisfação dele. Será que está realmente descontente com algo ou não acordou em um bom dia?
 
Se sua insatisfação estiver ligada a falhas no atendimento, o melhor que você tem a fazer é pedir desculpas e buscar soluções para o problema.  
 
Agora, se ele simplesmente estiver mal humorado, procure ter paciência e tente fazê-lo relaxar, lógico, sem forçar a barra.
 

Demonstre boa vontade e inspire confiança

Ao lidar com um cliente difícil evite ao máximo entrar em conflito, demonstre boa vontade em ajudar e use palavras de empatia.
 
Essa postura confiante pode fazer com que ele recue, fique mais aberto ao diálogo e passe a se comunicar de uma forma mais cordial.
 
Procure passar serenidade para o cliente irritado, crie uma boa sintonia com ele ao argumentar com segurança. E não se esqueça de manter o tom de voz sempre suave!
 
Se mostre prestativo e disposto a tirar dúvidas, mas tenha sensibilidade para perceber o momento de se afastar e deixá-lo mais vontade.
 
Ofereça uma água, um café e fale que estará por perto caso precise de uma ajudinha!
 
Lidar com um cliente difícil não é simples, afinal somos humanos e temos uma forte tendência a reagir a provocações, ainda mais quando elas acontecem injustamente.
 
Por isso é preciso exercitar a paciência para controlar as emoções e ser um vendedor bem sucedido. Caso contrário, sua vida profissional será recheada de frustrações! 
 
Use essas dicas e se supere a cada dia!
 

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