Aprenda a identificar o perfil do cliente para vender mais roupas | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Aprenda a identificar o perfil do cliente para vender mais roupas

É importante saber e identificar o perfil do cliente para vender mais roupas, pois é dessa forma que você conseguirá atender as expectativas dele e assim vender mais.

Aqui listamos os perfis de clientes que mais comumente encontramos e como podemos lidar com eles na hora das compras, pois saber identificar o perfil do cliente para vender mais é garantia de sucesso para sua loja:

  • Pragmático: é um cliente considerado mais racional e que gosta de decidir tudo rapidamente. Ao vender para clientes pragmáticos, não enrole e mostre e explique tudo o que ele queira saber, de forma sucinta e prática.
  • Afável: é o contrário do pragmático. Demora para tomar as decisões, pois é levado mais para o lado emocional. Ajude-o a tomar decisões e dê sua opinião sobre o que ficaria bom ou não, sem pensar somente em vender.
  • Expressivo: fala alto e gesticula bastante. Toma decisões rapidamente, mesmo o lado emocional falando mais alto. Tire suas dúvidas e mostre os produtos de forma clara.
  • Analítico: racional e lento para tomar decisões. O cliente analítico estudo e analisa todo o cenário antes de tomar qualquer decisão. Explique cada detalhe do que queira comprar e ajude-o no que ele precisar, se estiver com dúvidas.
identificar o perfil do cliente para vender mais

Dica importante: identificar o perfil do cliente pra vender mais é importante, mas antes de colocar cada cliente que encontrar em um determinado perfil, converse com ele e adapte o seu perfil ao dele. Cada cliente é um e você precisa tratar cada um de uma maneira, sempre de forma agradável e assertiva.

Agora que você já sabe os perfis de clientes que existem, saiba como ter mais eficiência em suas vendas para identificar o perfil do cliente:

Estudo de mercado

Não só para saber identificar o perfil do cliente para vender mais, mas também para ter sucesso na sua empresa em geral, é preciso fazer um estudo de mercado.

Saiba como funciona o mercado em que atua, suas particularidades e as projeções para o futuro.

E não se esqueça dos concorrentes: analise seus pontos fracos e fortes para combatê-los de forma justa e ainda ter ideias para incorporar em sua loja.

Faça pesquisas com o cliente

A melhor forma de saber o que o cliente deseja e assim identificar o perfil do cliente para vender mais é pedir para que os clientes preencham um formulário para saber o que acham da sua loja.

Dependendo do resultado desse questionário, você pode pensar em estratégias para melhorar sua loja.

E se os clientes não tiverem interesse em preencher o formulário, crie descontos ou dê brindes para que desperte o interesse deles em preenchê-lo ou ainda cri um formulário eletrônico que é muito mais prático e ele pode preencher a hora que quiser.

Faça um cadastro do cliente

Todo cliente que realiza uma compra precisa ter seu cadastro no sistema da loja, para que possa fidelizá-lo e melhorar o relacionamento.

O cadastro precisa conter idade, endereço, profissão, estado civil e um número de telefone para contato, para assim saber identificar seu público-alvo.

Cuidado para não fazer um cadastro extenso com perguntas que não tem necessidade, para não ser se tornar um momento ruim para o cliente.

Lembre-se sempre de deixar o cadastro atualizado.

Analise o que mais vende

Dependendo do produto que é mais vendido na loja, é possível identificar o perfil do cliente para vender mais.

Preste bastante atenção e faça um levantamento das peças mais vendidas na loja para saber qual o estilo dos seus clientes.

Viu só como identificar o perfil do cliente é importante para o sucesso da sua loja? Não perca tempo e veja como as negociações e as vendas se tornarão mais fáceis!

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