Dicas para calcular a comissão de vendas de seus funcionários | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Dicas para calcular a comissão de vendas de seus funcionários

Um bom profissional de vendas deve atender alguns requisitos em uma loja de roupas, como manter um bom relacionamento com os clientes, atingir metas e acelerar o ritmo das vendas.
 
Por isso, quem gerencia um time de vendas deve estar sempre atento para criar formas de manter todos os seus colaboradores motivados a fim de conquistar excelentes resultados para o negócio.
 
Hoje vamos dar dicas para calcular a comissão de vendas de seus funcionários e oferecer a eles um incentivo a mais para que vistam a camisa da sua loja e se tornem fortes aliados na geração de receita.

Comissão por venda total

Uma das formas mais simples de calcular a comissão de vendas é através da fixação de um valor X para vendas efetuadas ao longo de determinado período.
 
Aqui o cálculo é bem fácil de entender: você estipula uma meta que os funcionários devem atingir. Por exemplo, a cada 30 itens vendidos, ele terá adicionado R$200,00 a sua remuneração mensal.
 

Comissão de acordo com o produto e outros critérios

Nesse modelo de comissão é possível atribuir diferentes percentuais de acordo com o tipo de roupa, marca, condição de venda (se for à vista ou a prazo).
 
Você pode comissionar seu vendedor em 1,5% sobre o valor da venda de vestidos e em 3% para venda de calças jeans ou ainda em 1,5% sobre a venda efetuada no cartão de crédito e 3% pelos pagamentos à vista.
 

Comissão por faturamento

Simples, esse tipo de comissão de vendas é calculada com base no faturamento de uma loja de roupas.
 
Você pode determinar, por exemplo, que se o faturamento mensal atingir R$50.000,00, seus funcionários receberão 0,3% em cima desse valor.
 
E na medida em que o faturamento for subindo, você pode ir aumentando essa porcentagem até chegar num valor máximo que você pode arcar sem ter prejuízos.
 

Comissão pelo lucro obtido

Uma das dicas para calcular a comissão de vendas dos funcionários da sua loja é atribuir um percentual sobre os lucros obtidos no mês anterior.
 
Nesse caso, você deve pegar o faturamento da sua loja e subtrair todas as despesas fixas e variáveis para então obter um valor final (o lucro propriamente dito). 
 
A partir desse valor você pode definir que dará para cada funcionário o equivalente a 0,5%, 1%, 1,2% e por aí vai. 
 
É necessário ter o controle total sobre as finanças da sua loja para adotar essa modalidade com maior segurança!
 

Por fim, antes de definir as formas de comissão de seus colaboradores, faça um planejamento, estabeleça regras e deixe bem claro o que eles precisam fazer para conquistar tais benefícios.

Se possível, envie um e-mail dando essas informações e se mostre disponível para sanar dúvidas e deixá-los sempre atualizados. Afinal, mudanças podem ocorrer no meio do caminho, não é mesmo?
 
E não esqueça: antes de aplicar qualquer modelo de comissão, verifique se ele encaixa no perfil da sua loja, porque o que pode ser bom para o concorrente ao lado, pode não ser bom para seu modelo de negócio.
 
Mas com essas dicas para calcular a comissão de vendas suas chances de fazer a escolha certa são muito maiores, acredite!
 

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