Curiosidade: saiba mais sobre a história do jeans | Jeans Darlook - Loja de Atacado no Brás

Curiosidade: saiba mais sobre a história do jeans

O jeans é uma das peças do vestuário mais versáteis e democráticas que existe.

Não importa se é calça, camisa ou shorts, ele caiu no gosto popular e todo mundo tem no seu guarda-roupa. Mas você sabe a história do jeans por trás dessa fama toda que ele tem?

Saiba como o jeans se tornou popular e ultrapassou diversas décadas:

A história do jeans começa com Levi Strauss

A história do jeans começa em Nimes, cidade ao sul da França, por volta de 1792. O tecido era um algodão sarjado e teve o nome popular de "tecido de Nimes”, que com o tempo foi abreviado para "Denim”.

Depois de alguns anos, esse tecido foi descoberto por Oscar Levi Strauss, famoso por suas calças da marca Levi’s.

história do jeans

No século XIX, nos Estados Unidos, acontecia a corrida pelo ouro e os mineradores estragavam suas roupas facilmente devido ao trabalho pesado. Para que o vestuário fosse mais resistente, optaram pela lona e quem o vendia era o jovem judeu alemão Levi Strauss.

Como a lona na verdade tinha outra função, a de cobrir as carroças dos mineradores, e esse mercado estava saturado, Levi teve uma excelente ideia ao perceber que as roupas dos mineradores não eram resistentes: a de transformar as lonas em calças.

Mesmo a calça sendo um sucesso entre os mineradores, o tecido não era confortável e flexível. Por isso, Levi foi atrás do tecido perfeito e encontrou o "tecido de Nimes”, na Europa.

Como eram as primeiras calças jeans?

A história do jeans é longa: ele começou a ser confeccionado na cor marrom e havia três bolsos. O primeiro lote dessas calças era o 501, por isso esse número é tão famoso na Levi’s.

Como os bolsos eram fixados por tiras, eles não eram resistentes ao colocar as pepitas de ouro, pois com o peso, os bolsos começaram a cair. E assim, em 1860, surgiram os rebites de metal para sustentar o peso do ouro e assim tornar os bolsos mais resistentes.

Em 1886, as etiquetas de couro passaram a ser costurados no cós das calças.

Em 1890, as calças azul índigo começaram a ser confeccionadas para tornar os jeans mais atraentes.

história do jeans

Em 1910, aparecem os bolsos traseiros.

De onde vem o nome jeans?

O nome dentro da história do jeans surgiu por conta dos marinheiros italianos de Genova, pois além de serem utilizadas pelos mineradores, eram também utilizadas por esses marinheiros, por acharem as calças duráveis e robustas. Eles as chamavam de "genes”.

E de acordo com a pronúncia italiana, o "genes” se transformou em "jeans” e se popularizou no mundo inteiro com esse nome.

A popularização do jeans

Na década de 30, o jeans começou a se tornar famoso por conta dos filmes do velho-oeste.

Na 2ª Guerra Mundial, os soldados americanos utilizavam o jeans como uniforme, o que caracterizou o tecido como algo viril. E com a vitória dos aliados, o denim se disseminou na Europa inteira.

Na década de 40, os motoqueiros da Califórnia, com suas Harley-Davidson, também passaram a usar o jeans e o que antes passava uma imagem de virilidade, agora trazia uma imagem antissocial.

Na década de 50, Marilyn Monroe mostrou que a calça jeans podia ser utilizada em qualquer ocasião e não só para o trabalho. Elvis Presley usou uma calça de brim em um filme e o jeans e o rock se tornaram a combinação perfeita!

Na década de 60, o jeans se tornou acessível para todos, com os hippies ditando a moda.

James Dean, ao usar o jeans em seus filmes, fez com que a rebeldia fosse uma característica de quem usava esse traje. E depois disso se popularizou como uma peça para o público jovem.

história do jeans

Foi só na década de 70 que o jeans apareceu nas passarelas de moda, através do famoso estilista Calvin Klein, que foi muito criticado pelos conservadores da época.

Antes da década de 80, os jeans não eram tão maleáveis quanto os de hoje em dia, pois chegavam engomados aos consumidores, que precisam realizar algumas lavagens para tornar a peça confortável. E assim surgiram as lavanderias industriais para trazer um toque macio aos jeans.

Com novas tecnologias aparecendo, os jeans puderam ter outras tonalidades de azul, como a chamada "stone wash”, que utilizava pedras na lavagem para trazer um efeito envelhecido à calça. Existem ainda os efeitos marmorizado, desbotado, destroyed, dirty, used e por aí vai.

A história do jeans no Brasil

A história do jeans no Brasil remete ao culto à valorização do corpo: o jeans brasileiro é considerado mais sensual e valoriza o corpo da mulher brasileira.

Na década de 90 surgiu a calça jeans com cintura baixa, que virou moda entre os jovens da época e que fez a cabeça também de artistas como Alanis Morissette, Christina Aguilera e Britney Spears.

O Brasil é o maior produtor de jeans do mundo atualmente e fabrica em torna de 350 milhões de peças por ano.

É possível perceber que na história do jeans, década após década, ele foi conquistando cada vez mais o público e se tornou uma peça atemporal, que atrai todos os gostos e fica bem em qualquer pessoa.

Faça parte dessa tendência que nunca sai de moda e seja um revendedor de jeans Darlook! Clique aqui.

 

Compartilhe essa página

Deixe seu comentário